Bons filmes para assistir sozinha

5.16.2012 -

Nem sempre ver filmes acompanhada é possível. Tem dias em que a solidão bate, o friozinho aumenta, e tudo que a gente deseja é uma xícara cheia e quente, cobertas e uma boa história para acalentar o dia. Ficar  jogada de humor pro ar num sofá, ás vezes é também uma das melhores sensações do mundo - com roupa de mendiga, a despreocupação soltinha e horas a serem bem gastas. Me pedem muitas sugestões de filmes, então, aí vai alguns dos melhores moldados pelo meu gosto e filtrados na minha singular opinião:


Vicky Cristina Barcelona


Woodt Allen e mais esse filme ótimo que se passa na cidade espanhola e envolve loucura, paixões, acontecimentos inesperados e que nos tumultuam internamente nesse quadrilátero amoroso cheio de artes, conversas pretensiosas e aprendizados que as duas americanas acabam levando de um verão em Barcelona quando de volta aos EUA. Musicalmente, é uma delícinha.



Breakfest at Tiffany's (Bonequinha de Luxo)


Um clássico. Nova York na década de 60, o charme das roupas e da cidade praticamente incorporados em Audrey Hepburn e o épico vestido preto, a pequena coroa na cabeça e o olhar delicado de Holly, a sutil garota de programa que acaba atraindo o vizinho escritor vivido por Truman Capote - enquanto tudo que a moça deseja é o casamento com um milionário da sociedade. Fotografia linda, a cena em que Audrey canta é fantástica, maravilhosa e doce. Sempre ótimo de rever.




Clueless (As Patricinhas de Beverly Hills)


Outro clássico que fica no pódio do meu coraçãozinho pré-adolescente e que paro SEMPRE para assistir quando posso - e quando não resolvo locar, sim. Como não amar Cher e sua inexistente habilidade no volante? Alicia Silverstone me encantou pra sempre como a menina mimada do papai que vê que o mundo é muito mais e resolve doar roupas, namorar o meio irmão e fazer os dois professores se tornarem um casal. Assim como a amiga Dione e o relacionamento complicado com o namorado meio maloqueiro, tudo. 90's na veia!




My week with Marilyn (Minha semana com Marilyn)


Atualmente nos cinemas, o filme não retrata a vida da diva, como muitos pensam, mas sim, uma das tantas semanas em sua vida que se envolveu com um jovem britânico, em viagem para a Inglaterra. O filme é muito bom. Assisti sozinha mesmo, já que é considero "de mulherzinha" e coisa e tal. Tem sido bem elogiado pela crítica, mostra como, no auge de sua carreira, tantos conheciam Marilyn Monroe, mas pouquíssimos de fato, Norma Jean. Pra assistir, meninas.



The Help (Histórias Cruzadas)


Mississípi, anos 60. Baseada no homônimo bestseller literário de Kathryn Stockett, trata sobre a forma como eram tratadas as serviçais negras por suas patroas de elite, brancas, nos Estados Unidos da época. Muitas vezes tendo criado as crianças desde bem pequenas, eram desvalorizadas pelas patroas, não podendo até mesmo utilizar o mesmo banheiro de seus superiores. Emma Stone está ótima na pele de uma escritora que resolve contar a história dessas tantas negras praticamente exploradas logo que consegue uma vaga no jornal local. Surpreendente, maravilhoso.



The dutchess (A Duquesa)


Imagine se casar a força. Numa época onde isso é considerado normal, a jovem Georgiana Spencer é nada mais que uma aristocrata que se casa com o Duque de Devonshire, na promessa de lhe dar um filho homem para seguir no comando. Não rola, não consegue. Se vê então, presa num casamento infeliz, com um homem que não ama, e numa sociedade que a julga. O filme é bom, eu adoro esse cinema que mostra a época antiga. O figurino, divino. Vale a assistida, gurias.



Marie Antoinette (Maria Antonieta)


Maria Antonieta de All Star e dançando rock dos anos 80. Nunca viu? Então, assista. Kirsten Dunst num dos seus melhores papéis na famosa história da jovemzinha vienense que veio a se tornar rainha da França. Às vésperas da Revolução Francesa, ela ficou conhecida entre a população por seu desinteresse político, um dos fatores que culminaram na violenta revolta popular contra a família real francesa. Música ótima, doces que dão água na boda, figurino impecável, muito bom. Muito bom MESMO.



Annie Hall (Noivo nervoso, noiva neurótica)


Mais uma vez, Woody Allen. Num de seus primeiros, atua com seus monólogos inteligente e reflexivos nos mostrando as fases de um amor à beira de vários ataques de nervos, ainda antes de se casar. Conhece Annie Hall e seu mundo muda. O filme é de 1977, e rendeu a Woody 4 Oscars, entre eles o de melhor direção (para o próprio, sim). Sendo gênio, com bom humor e ironia, Allen retrata as dores e memórias de um romance que, infelizmente, não vingou. Diane Keaton também está ótima. Assistam!


15 Comentários:

  1. Gostei deste post! A maioria já assisti e realmente são bons. Os outros já estão na lista pra serem assistidos. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Todos aprovados! So falta the help

    ResponderExcluir
  3. As patricinhas de Bervely Hills é quase um clássico pra gente. Deu até vontade de assistir agora. :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, Camila! Já vi uns três desses. Confesso que fiquei meio frustrada com "Bonequinha de luxo" . Me disseram maravilhas dele e quando assisti..não vi tanto. Mas a atuação da Audrey é realmente impecável. Verei os outros indicados! :)

    ResponderExcluir
  5. Vou confessar que, dos citados aqui, já assisti um - no máximo. Mas dicas arquivadas, já me interessei por 'Vicky Cristina Barcelona' e 'Maria Antonieta', serão os primeiros da lista! Dicas de filmes bons são sempre bem vindas, afinal. {:

    ResponderExcluir
  6. Suzana,

    Ah, bacana ver que vocês curtiram. Ando numa fase cinéfila, quero assistir a tudo que posso nos finais de semana. E tem sido muito produtivo! Que bom que aprovou a lista, espero que curta os que ainda não viu. Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Gabriela,

    São filmes bem "menininha", né? hahahaha The Help é ótimo, acho que vais gostar :)
    Beijoca, guria!

    ResponderExcluir
  8. Aline,

    As Patricinhas de Beverly Hills é um dos meus favoritos ever! Tenho um carinho enorme hehehehe obrigada, beijoca!

    ResponderExcluir
  9. Natalie Bastos,

    Mesmo, guria? Nossa, eu adoro o filme! Gostei mesmo. Mas gosto é gosto, então...Que bom que pelo menos fechamos nos outros hehehe
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  10. Rad,

    Ah, um só? Bora assistir aos outros, então, guria! hahahaha espero que curta. Obrigada pelo carinho!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  11. As Patricinhas de Beverly Hills, adorooo!! rsrs

    ResponderExcluir
  12. Clarissa,

    Ai, melhor de todos para sempre hahahaha rever, sempre uma dádiva! Beijo, menina!

    ResponderExcluir
  13. Camila, que lista mais bem bolada! hehe Muito boa as recomendaçoes. Provedenciei alguns para o fim de semana ;) obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhhhhhh..
    De todos, o melhor é "As patricinhas de Beverli Hills"
    Como eu AMO esse filme!!

    ResponderExcluir
  15. Muito boa as suas dicas para filmes... Alguns ja assisti... E vou assistir os que eu ainda nao assisti... Gosto muito parecido com o meu... Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir